Páginas


Cera reaproveitada, um perigo para sua saúde. Como identificar lugares confiáveis para realizar a depilação?

7
Com o tempo tudo evolui e com a depilação não poderia ser diferente. Há tempos atrás não se tinha muita informação quanto aos riscos do reaproveitamento de cera e, devido a essa falta de informação, muitas profissionais reaproveitavam cera, ou seja, a cera era utilizada com uma cliente e após o procedimento de depilação não era levada para o lixo, ela era fervida e coada para ser reaproveitada novamente com a próxima cliente e esse processo acontecia várias e várias vezes no dia e na semana. Não é raro o relato de pessoas que dizem ter observado pelos que não eram seus na cera utilizada em suas peles.

Achou nojento? Sim, é muito nojento, e muito além de nojento, é extremamente perigoso, muitas doenças podem ser transmitidas pelo uso de cera reaproveitada.
Já ouviu falar em HPV, o Human Papiloma Virus? Ele está presente em 99% dos casos de câncer de colo de útero e sabe como ele pode ser transmitido? Uma das formas é pela depilação com cera reaproveitada. Já imaginou depilar-se em um local sem higiene e ser infectada com o HPV?
E a Candidíase, uma doença causada por fungo, que causa corrimento, coceira e irritação na região vaginal, sabia que também pode ser transmitida pela depilação com cera reaproveitada?
Fique atenta. É seu direito como consumidora ter um tratamento de depilação adequado de acordo com as normas exigidas pela Vigilância Sanitária. Se necessário, invista um pouco mais, mas procure estabelecimentos sérios e comprometidos com a saúde. Fique atenta a tudo quando for escolher um local para se depilar. Aí vão algumas dicas que poderão ajudá-la a escolher um local seguro:

1.      Peça para ver o rótulo da cera utilizada pela depiladora. No rótulo você encontra o Registro da Anvisa, isso indica que o produto poderá ser utilizado com segurança.
2.      Cera feita em casa é proibido, mas mesmo assim alguns estabelecimentos ainda oferecem, mas tenha cuidado, você não sabe como essa cera foi feita, não sabe quais os princípios ativos que contém, por isso escape rapidinho deste local, assim você evitará doenças, alergias e manchas na pele.
3.      Ceras retiradas com a própria mão, aquelas que são aplicadas em camada grossa para que a depiladora consiga puxar com as mãos no momento da retirada, são mais facilmente reaproveitadas, prefira ceras que necessitem do papel de depilação descartável para retirada, é uma maior segurança, pois é impossível o reaproveitamento desse tipo de cera.
4.      Todo o material de depilação deve ser descartável, ou seja, deve ser usado uma única vez com o cliente e após o uso o destino é o lixo. Você deve verificar lençol da maca, deve ser descartável, geralmente é usado um lençol de papel; as luvas usadas pela depiladora, o palito de depilação, o papel para retirada da cera e a cera devem ser usados com você e ao final do atendimento tudo deve ir necessariamente para o lixo. Tudo deve ser descartável!

5.      Prefira ambientes limpos, claros e bem arejados, com ventiladores ou condicionadores de ar em perfeito funcionamento. Uma sala quente e úmida é o ideal para a proliferação de bactérias.
6.      Se achar necessário questione os profissionais sobre as formas de higiene do local. O bom profissional ficará honrado em explicar e mostrar a você todo o processo de higienização que o estabelecimento segue. Esse profissional verá seu questionamento como uma oportunidade para atrair você e todas as outras pessoas que você certamente indicará sabendo que esse local segue todas as normas de higiene necessárias.

É lamentável saber que nos dias atuais, com tanta informação, ainda existem muitos estabelecimentos que praticam esse tipo de procedimento totalmente proibido e passível de punição em nosso País que é a depilação com cera reaproveitada. Algumas pessoas acreditam que o calor do fogão, onde a cera é fervida novamente, elimine as bactérias, vírus e fungos e por isso acham que o reaproveitamento da cera não é prejudicial à saúde. Mas é um engano pensar assim, muitos microrganismos são resistentes à temperatura elevada, ou seja, não são eliminados e continuam a infectar outras pessoas.
Informe-se sempre, quanto mais informada você for, mais cuidará de sua saúde e beleza.

Letícia de Lima Ferreira
Fisioterapeuta Dermato Funcional – Crefito 114178-F
Responsável Técnica e Ministrante dos Cursos da Bela Brasil Depil
leticia@belabrasildepil.com.br

www.belabrasildepil.com.br


*Artigo enviado pela empresa.

7 comentários:

  1. Um perigo!!!!
    Nossa!!
    Parabéns pelo post!!
    Da uma passadinha la no blog que tem novidade!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post amiga!
    Eu só me depilo em casa!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. è realmente já vi casos de micoses. Eu faço com cera caseira numa depiladora há mais de 25 anos.
    É feita com mel e açucar um espetaculo.
    Ótimo final semana para vc!
    Obrigada pela visita
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post Mel!
    tenho certeza q muita gente ainda reaproveita e as clientes nem sabem.
    Por isso gosto de me depilar em casa.
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
  5. Nojento mesmo. Economia porca. Devemos ter muito cuidado!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  6. Boas dicas flor, é sempre bom ficar atenta para não correr o risco.
    Aguardo sua visita no meu cantinho.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Minha Lojinha de Templates ➥ Lojinha Blog Chic
    Meu Instagram➥@simarapink
    Meu Canal no Youtube: ➥ Vídeos do Canal

    BeijosssssssssSimara Pink ♥♡♥♡♥♡♥

    ResponderExcluir

.